Porque é tão difícil emagrecer

Nos últimos anos, os índices de sobrepeso e obesidade tem crescido de forma alarmante na população mundial. Aproximadamente 60% dos adultos brasileiros já tem excesso de peso, o que representa 96 milhões de pessoas, e 1 em cada 4 tem obesidade. Obter um emagrecimento saudável, com retenção de massa livre de gordura, sem afetar negativamente processos metabólicos fisiológicos, e, ainda mais importante,  sustentar a perda de massa de gordura é desejável tanto para atletas de elite e fisiculturistas, cujo desempenho físico desportivo depende da quantidade e qualidade da massa muscular esquelética, quanto para a população de não atletas, com sobrepeso ou obesidade manter-se saudável e prevenir doenças crônicas relacionadas ao excesso de gordura ou consequência de dietas radicais.

Obter emagrecimento é uma tarefa complexa. Pensando de forma matemática, seria simples: ingerir menos calorias do que se gasta. A fisiologia humana, entretanto, é bastante complexa, e envolve muito mais processos metabólicos que uma simples diferença matemática. Os pilares do emagrecimento baseiam-se em três fatores determinantes para se obter resultados sólidos, saudáveis e duradouros. São eles alimentação, exercício físico e descanso (sono). São as mudanças de estilo de vida que irão garantir êxito no processo de alcançar um corpo com menos gordura e mais saudável.

O emagrecimento, fisiologicamente, acontece devido a um balanço energético negativo: ingerir menos calorias do que se gasta. Sabe-se também que o que promove maior perda de peso isoladamente é a dieta restritiva em calorias. Eliminar peso significa uma redução de massa corporal total, incluindo massa de gordura e massa muscular esquelética – que pode chegar a 25% do peso perdido. Por esse motivo o metabolismo das proteínas é muito relevante quando pensamos em emagrecimento. A perda de peso com redução de massa magra afeta diversos processos metabólicos do organismo, o que pode ser prejudicial tanto para o processo de emagrecimento, quanto para a manutenção do peso perdido a longo prazo 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *